quinta-feira, 17 de setembro de 2009

espaço cedido para o manifesto de alforria do rio de janeiro

MANIFESTO DE ALFORRIA E DE TRANSGRESSÕES EM DEFESA DO RIO DE JANEIRO
Estas novas caminhadas no Centro do Rio, nas Zona Sul e Oeste da cidade à noite nasceram do amor pela mais bela cidade do mundo e, ao mesmo tempo, no âmbito de uma enorme indignação. Por que todos apostam contra o Rio? A grife Rio é negativa? Não concordando com a onda avassaladora de achincalhe, leviandades, temores desmedidos e a inexorável condenação promovida pelos mais diversos setores da sociedade, o projeto de Extensão do Departamento de Geografia Humana da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – tem oferecido, gratuitamente, à comunidade em geral e turistas brasileiros ou estrangeiros quatro roteiros sob ensolaradas geografias no Centro do Rio a Pé e um no circuito Glória, Flamengo e Catete. Ao mesmo tempo, prossegue, (re)descobre e (re)cria novas e extraordinárias geografias noturnas, somando seis roteiros nas noites da nossa Sebastianópolis, quais sejam:
## Roteiro Noturno no Centro do Rio a Pé;## Caminhando por entre Luzes no Centro do Rio à Noite;## Copacabana, a Princesinha do Mar, de Braguinha, Alberto Ribeiro e de todos os Pulsares;## A Radiante e Criativa Vila Aliança, na Zona Oeste da Cidade;## Luzes Pretéritas e Hodiernas nos Bairros do Flamengo e do Catete;## Explorando as Luzes e a Imponência das Torres do Complexo da Central do Brasil
Trata-se de um projeto de grande projeção na mídia e credenciado com a solidez de uma vitoriosa trajetória de oito anos, muito embora o Roteiro Noturno no Centro do Rio a Pé, iniciando seu percurso no adro da Catedral Presbiteriana e finalizando entre os alaridos contagiantes da velha Lapa de toda gente, aconteça apenas há três anos. E, mais recentemente, Caminhando por entre Luzes no Centro do Rio à Noite iniciou sua trajetória em agosto último. Mesmo assim, descortinamos a perspectiva de novos roteiros de itinerários absolutamente diversos sob as luzes de arrojados prédios ou geografias retumbantes que, se destacam em diversos lugares da noite do Rio. O geógrafo Prof. Dr. Jo ão Baptista Ferreira de Mello, coordenador do projeto, e os bolsistas Ruan do Carmo, Ivo Venerotti, Melissa Anjos, Olga Maíra Figueiredo, Alex Rodrigues, Michel Veras, Juliana Peres, Ana Terra, Carla Monteiro e PatríciaFrangelli do NEPEC (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultural), bem como Alice Giannini (Pós-IGEOG) estão todos envolvidos nesta empreitada procurando contribuir para a auto estima do carioca em relação ao seu próprio universo vivido. E, nestes termos, agradecemos a deferência do blog Rio que Mora no Mar aderindo à nossa campanha. Somos todos nós, cariocas e aqueles que adotaram a cidade, que criamos, atuamos e vivemos nesta ex capital da Colônia, do Reino, do Império e da República. Não concordamos com aqueles que criticam a todo instante ou apenas cruzam os braços. Se nós n ão adotarmos procedimentos para a paz e o congraçamento na cidade quem o fará? Iniciativas diversas e luminosas devem ser adotadas por todos em uma ciranda de bem estar e felicidade. Uma cidade exuberante e ostentatória nas suas formas naturais, bela e despojada em suas edificações e pulsante no convívio de seu povo merece cuidados especiais, bênçãos, luzes, esforços, torcida, fé e trabalho.
Que assim seja.
Estamos livres de amarras e medos. E a todos incentivamos para que a nós se juntem.
O projeto Roteiros Geográficos do Rio, do IGEOG (Instituto de Geografia) da UERJ, abre outras páginas e outras perspectivas de extrema luminosidade em uma dadivosa urbe, justamente “a mais feliz do mundo”, eleita pela revista americana FORBES, em pesquisa realizada ao nível do Planeta. Estamos falando da Cidade Maravilhosa de São Sebastião do Rio de Janeiro.
João Baptista Ferreira de MelloRuan do CarmoIvo VenerottiMelissa AnjosOlga Maíra FigueiredoAna Carolina Lobo TerraAlex RodriguesMichel VerasPatrícia FrangelliJuliana PeresCarla MonteiroAlice GianniniBlog Rio que Mora no Mar

Nenhum comentário: